2005-09-07

Grupo de Trabalho Ambiental, em Moçambique


O site do GTA, Grupo de Trabalho Ambiental, não é actualizado desde o início de Janeiro do ano em curso. Mas o GTA desempenha um papel meritório em Moçambique. Por conseguinte, decidimos divulgá-lo. Para estabelecermos pontes, interagirmos. Trocarmos experiências, saberes.

Também em Moçambique, um país vasto e rico em recursos humanos e naturais, com cerca de 16 milhões de habitantes, «a interacção Homem/natureza tem vindo a caracterizar-se por um balanço negativo».

Como se anuncia na primeira página, «o GTA é uma organização não governamental vocacionada para a investigação, educação e assessoria na área ambiental».

O programa de trabalho do GTA assenta basicamente nos seguintes objectivos:

Área de Educação Ambiental – desenvolver em todas as camadas sociais o respeito pela natureza e o uso adequado dos recursos naturais, através de acções de formação e sensibilização de modo a garantir a sua sustentabilidade;

Área de Investigação - estudar a dinâmica dos recursos naturais face a determinado tipo de usos, por forma a influenciar e ou alterar os sistemas de utilização vigentes;

Área de Desenvolvimento - estabelecer projectos piloto de protecção e utilização sustentável dos diversos recursos naturais.

Bimensalmente edita o Boletim ECO – jornal com diferentes rubricas, de divulgação de temas pertinentes e das actividades do grupo.

……

Ilustração: «Flores», por Malangatana.

Sem comentários: