2007-10-31

Tropeções


Idália Moniz, na qualidade de Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, esteve em Tomar para inaugurar o CAO, Centro de Actividades Ocupacionais – uma valência do CIRE, Centro de Integração e Reabilitação de Tomar.

Como lemos no semanário “O Mirante” (edição de 07/10/25), ao entrar no novo edifício – “construído de raiz, para uma instituição que acolhe pessoas com deficiência” – tropeçou num degrau que “não terá mais que cinco centímetros” de altura. Um incidente que foi um bom pretexto para Idália Moniz observar a Luís Bonet, Presidente do CIRE, que “o senhor vai ter que fazer mais “obras a mais” para retirar aquele degrau. Às vezes custa mais refazer do que usar uma borracha no projecto inicial”.

Muito provavelmente, o projecto de arquitectura daquele edifício não foi submetido a apreciação pelo SSP, Serviço de Saúde Pública, do Centro de Saúde de Tomar. E quase de certeza a Licença de Utilização terá sido concedida sem que os TSA e/ou MSP do SSP hajam sido notificados para participarem na respectiva vistoria. Porque a legislação não prevê a intervenção da Autoridade de Saúde.

Como sabemos, independentemente do disposto no Decreto-Lei Nº 123/97, de 22 de Maio, que “Torna obrigatória a adopção de um conjunto de normas técnicas básicas de eliminação de barreiras arquitectónicas em edifícios públicos, equipamentos colectivos e via pública para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada”, o Número 7, do Artigo Nº 46º do RGEU, Regulamento Geral das Edificações Urbanas, estabelece que “Os degraus das escadas das edificações para habitação colectiva terão a largura (cobertor) mínima de 0,25 m e a altura (espelho) máxima de 0,193 m (…).

Talvez se deva a um reflexo pavloviano. Mas se altura dos degraus for diferente, maior ou menor, o risco de incidente ou de acidente é um facto. Um facto em que todos nós tropeçamos.

.....................
Ilustração: Fotografia recolhida em MUVI, Museu Virtual

Exorcismos


Como é já tradição do JSA, propomos aos leitores que na próxima noite se divirtam com os seus fantasmas.

A Noite de Halloween é um exorcismo fantástico contra os assombros no País das Maravilhas.

…………………
Ilustração: Imagem recolhida em History.com

2007-10-29

Cine’Eco: “Grande Prémio do Ambiente”


Terminou mais uma edição do Cine’Eco. O “Grande Prémio do Ambiente” foi atribuído ao filme “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá” – de Sílvio Tendler, realizador brasileiro que – no ano passado – com este filme recebera o Prémio do Júri Popular no 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para a Melhor Longa-metragem em 35mm.

Nós não assistimos à projecção do filme vencedor. Porém, na página do Director do Festival “Lauro António Apresenta...”, escreve-se que “Tendo uma entrevista com o geógrafo Miltons Santos como ponto de partida e referência, (…) expõe um pensamento sobre a globalização, discutindo as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas".

Todavia, na Revista Cinética, Cléber Eduardo entende que “Usando narradores para informar dados estatísticos sobre a fome e a distribuição do dinheiro no mundo, para contextualizar a globalização dentro de uma perspectiva histórica e para expor situações atuais de resistência ao capitalismo predatório, o documentário assume completamente sua disposição de ensinar algo a alguém, mesclando essa aula com as frases extraídas de contundentes análises de conjuntura de Milton Santos, intelectual negro de visibilidade internacional, que, sem ortodoxia, manteve até a morte seu vínculo com o marxismo como ferramenta de entendimento da História”.

Duas opiniões sobre um filme que não será exibido no circuito comercial. Vejamos se será apresentado em sessões extraordinárias, noutros pontos do país… ou gravado em DVD.
..............................
Ilustração: Fotografia recolhida em interfilmes.com .

2007-10-26

Ontem plantámos uma árvore


Ontem plantámos uma árvore. Porque adquirimos a revista Visão, cuja edição verde anunciámos na semana passada.

Ontem, também, inserimos na coluna ao lado, no espaço de Ambiente/Ecologia a hiperligação que permite aceder ao micrositeVisão Verde”. Para acompanharmos o desenvolvimento do programa “Portugal Verde” – que a entidade promotora pretende que seja “um verdadeiro movimento nacional”.

Como num conhecido slogan publicitário, perguntamos ao leitor: - Já plantou a sua árvore hoje?...

.....................
Ilustração: Fotografia recolhida em Portal Florestal .

Putin, a Rússia e os Cogumelos


Vladimir Putin, o Presidente da Rússia, está em Portugal em visita oficial (a convite de Cavaco Silva, Presidente da República) e para participar na Cimeira da UE, União Europeia – Rússia que decorre hoje em Mafra.

Desde há cerca de uma semana que, devagar, leio “Um Diário Russo”, de Anna Politkovskaya, jornalista, colaboradora do jornal independente Novaya Gazeta (“Jornal Novo”, em português). Uma mulher apontada como sendo a “consciência moral da Rússia”.

Do capítulo final – “Tenho medo?” – retiro um parágrafo cuja leitura proponho aos leitores do JSA: - “De acordo com a minha maneira de pensar, um cogumelo que cresce sob uma grande folha não pode limitar-se a esperar que não se apercebam dele. Quase de certeza que alguém o vai ver, cortar e devorar. Se nascemos seres humanos, não podemos comportar-nos como cogumelos”.

Anna Politkovskaya foi assassinada em Moscovo, em 7 de Outubro do ano passado (06/10/07).

……………………
Ilustração: fotografia recolhida em PEN American Center
.

2007-10-25

A “Semana do Bebé”


Desde segunda-feira (07/10/22) e até ao próximo domingo (07/10/28), decorre na Região da Cova da Beira a “Semana do Bebé” – uma iniciativa do CHCB, Centro Hospital da Cova da Beira, promovida por Paula Correia.

No ano passado, Paula Correia, psiquiatra da infância e adolescência do CHCB, esteve em Canela, no Estado do Rio Grande do Sul, onde participou como convidada numa iniciativa semelhante que se realiza há oito anos naquela cidade do interior do Brasil. E “veio de lá encantada e cheia de ideias, que não demorou a pôr em prática” – escreve F. Castro no suplemento especial do Jornal do Fundão sobre a "Semana do Bebé" –, apesar das diferenças em relação aos objectivos: no Brasil, a diminuição da gravidez na adolescência; na Cova da Beira, a baixa taxa de natalidade.

A baixa taxa de natalidade exige, diz João Casteleiro, director do CHCBalguma concertação capaz de incentivar uma natalidade com caminhos abertos para um crescimento saudável, apoiado e feliz, em direcção a padrões de vida aceitáveis”.

“O Mundo sem Nós” - em português


Ainda não iniciámos a leitura. Mas informamos que já está disponível nas livrarias o livro “O Mundo Sem Nós”, de Alan Weisman – autor que esteve em Portugal a convite da APDC, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações –. Foi editado pela Estrela Polar – da Oficina do Livro – e tem o preço de capa de € 18, 00.

Boa leitura!
...............
Ilustração: Imagem recolhida em http://www.worldwithoutus.com/order.html .

2007-10-24

Uma pausa...


Numa pausa para prevenir o stress, divirta-se o leitor do JSA a desenhar, a criar rostos. Ou - por exemplo - a recriar caras de figuras públicas...

…………………….
Ilustração: Imagem recolhida em http://www.mcescher.com/
.

Tabela Nacional de Incapacidades


O Decreto-Lei Nº 352/2007, publicado na edição de ontem (07/10/23) do Diário da República, “Aprova a nova Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, revogando o Decreto-Lei n.º 341/93, de 30 de Setembro, e aprova a Tabela Indicativa para a Avaliação da Incapacidade em Direito Civil”.

Como dispõe o Artigo 7º, “O presente Decreto-Lei entra em vigor 90 dias após a sua publicação”.
………………………………………
Ilustração: Fotografia recolhida em
http://osha.europa.eu/good_practice/topics/accident_prevention/ .

2007-10-23

Um projecto: “Valorização da Rolha de Cortiça”


Ana Carolina, Ana Cláudia, Ana Martins e Sara Amaral são jovens e alunas da Escola Secundária do Fundão. Sob a orientação da professora Isabel Ferreira, desenvolveram um projecto – “Valorização da Rolha de Cortiça” – que “foi seleccionado para representar Portugal (…) no Eco-Parlamento Jovem (…) que decorrerá em Praga, em Maio de 2008”.

Noticia o Jornal do Fundão (edição de 07/10/18) que aquelas jovens “implementaram uma rede de recolha de rolhas de cortiça nos restaurantes e cafés da região, encaminhando-as depois para as indústrias transformadoras de cortiça para poderem ser recicladas”.

Simples, como todos os bons projectos, a “Valorização da Rolha de Cortiça” responde ao desfio – proposto pelo Eco-Parlamento Jovem – de “Vamos mudar os nossos hábitos!”.

.......................................

2007-10-22

Cine’Eco - 2007


Hoje, segunda-feira, 07/10/22, começa em Seia a 13ª edição do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, cuja realização oportunamente anunciámos no JSA.

Dos 432 filmes concorrentes, foram seleccionados 58, de 21 países, que serão apreciados pelo júri internacional presidido por Anthímio de Azevedo, Meteorologista; júri que integra entre outras personalidades Annie Kaempfer, Directora Executiva do Festival Ambiental de Washington, Fernando Dacosta, Escritor, e Ibrahim Spahic, Director do Festival Internacional de Inverno de Sarajevo.

O Cine’Eco prosseguirá até ao próximo dia 27 (07/10/27), com múltiplas iniciativas paralelas.

2007-10-18

Drink or Drive?


Foi nas Coisas – que a Ana (uma lisboeta a viver no Alentejo) encontra na Net – que nós encontrámos esta placa elucidativa, que partilhamos com os leitores do JSA.

Portugal Verde


Portugal Verde” é a designação de um programa – ambicioso, muito ambicioso – no âmbito da protecção do ambiente e da educação ambiental. Todavia, para a entidade promotora, “será o chapéu de uma série de iniciativas” para que “em torno de um mesmo tema: o futuro da terra (…), exista lugar para os nossos filhos”.

Um tema que recupera o lema de uma das precursoras dos partidos ecologistas na Europa – Petra Kelly: - “A terra não nos pertence. Foi-nos emprestada pelos nossos filhos” –, inicialmente enunciado pelo Chefe Índio Seattle, na sua carta ao Presidente Franklin Pierce, reivindicando o direito sobre a terra do seu povo. Uma carta que é uma declaração de princípios, fundamental na definição dos Direitos do Homem e das políticas de ordenamento do território.

A entidade promotora do programa “Portugal Verde” – a revista VISÂO – propõe-se, para marcar o Ano Internacional da Terra – concretizar (entre outros) os seguintes projectos:

- A edição da Visão Verde, no próximo dia 25 (07/10/25), “integralmente dedicada aos temas de defesa do ambiente e preservação da natureza”;

- “A plantação de árvores. No campo e nas cidades, em parceria com o Continente”;

- O desenvolvimento de espaços verdes nas zonas urbanas, “para recuperar, criar ou reequipar jardins públicos, limpar matas urbanas (…) e criar novas zonas de lazer ao ar livre para passeio, convívio ou prática de exercício físico de manutenção”;

- A criação de um microsite sobre Ambiente que será “um local de informação, debate e contributo dos leitores na área do ambiente”.

O programa é ambicioso. Esperamos que tenha êxito. E que de facto se desenhe um “Portugal Verde”.

2007-10-17

Unidades Móveis de Venda de Pão - Ficha de Avaliação Sanitária


Foi pelo Expresso (edição de 07/10/13) que nós soubemos que “durante uma operação stop (…) uma viatura de transporte e venda de pão trazia no seu interior um pónei” – facto que a fotografia documenta.

O transporte e a venda de pão em veículos adaptados deve obedecer ao disposto no Decreto-Lei Nº 286/86, de 6 de Setembro, que, no Número 5, do Artigo 10º, determina que “Os veículos não podem ser utilizados para outros fins, salvo no transporte de matérias primas para o fabrico de pão e produtos afins ou dos produtos alimentares referidos na Alínea a) do Artigo 3º” – isto é, “produtos de pastelaria ou outros produtos alimentares de embalagem intacta e não recuperável que não possam produzir alterações no pão e produtos afins através de cheiros e sabores estranhos”.

Como estabelece o Número 1, do Artigo 15º, a venda de pão naqueles veículos – unidades móveis – carece de autorização municipal depois de “ouvida a autoridade sanitária concelhia”. Procedimentos que na prática significam que cabe aos TSA vistoriarem as viaturas para avaliação das condições de higiene.

Para a execução desta acção, desde há muitos anos que usamos uma Ficha que nos permite verificar – de acordo com o Número 2, do Artigo 15º – se as viaturas cumprem os “requisitos técnicos de higiene e salubridade fixados neste diploma e demais legislação aplicável” e transmitir aos respectivos proprietários um conjunto de informações que nos parecem úteis para o exercício da actividade.

Eventualmente, também ao dono do pequeno cavalo...

2007-10-16

Adriano. A voz de Adriano


A voz de Adriano, Adriano Correia de Oliveira. Comecei a ouvi-la cedo, no final da adolescência, nos serões marginais. Primeiro, nos fados e nas baladas de Coimbra. Depois, nas cantigas ditas de intervenção. Com palavras do Manuel Alegre e do Manuel da Fonseca. Mas também do António Gedeão, e de outros.

De outros, pela sua voz ouvi um dos mais belos textos da poesia portuguesa - a cantiga de amigo “Partindo-se”, de João Roiz Castelo Branco: - “Senhora, partem tão tristes/meus olhos por vós, meu bem (…)” – e a “Trova do vento que passa”, de Manuel Alegre, que marcou a resistência à opressão do regime salazarento: - “Pergunto ao vento que passa/ Notícias do meu país / E o vento cala a desgraça (…)”.

O Adriano faleceu em 1982, em 16 de Outubro. Há precisamente 25 anos, um quarto de século. Todavia, a sua voz persiste.
……………………….
Ilustração: Quadro de António Carmo, recolhido em
http://adriano.esenviseu.net/index.asp

2007-10-12

Nobel da Paz 2007: IPCC e Al Gore


O Prémio Nobel da Paz 2007 foi hoje atribuído a Al Gore (ex-vice-presidente dos EUA e autor do livro “Uma Verdade Inconveniente”, e ao IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, pelos seus esforços na promoção do conhecimento acerca das alterações climáticas e no estabelecimento de condições para a protecção do ambiente.

Será o reconhecimento da política ambiental como instrumento de Paz. Mas será, também, provavelmente, um forte empurrão na candidatura de Albert Arnold (Al) Gore Jr. à Presidência dos EUA…

2007-10-08

"Tagus Universalis"


Tagus Universalis” é o nome adoptado para a candidatura do Rio Tejo – do Tejo Ibérico – a Património da Humanidade pela AAT, Associação dos Amigos do Tejo.

De acordo com Carlos Salgado, presidente daquela Associação (em declarações referidas por Jorge Talixa, no “Público”, edição de 07/10/02), já foram estabelecidos contactos com os municípios ribeirinhos portugueses e, com a colaboração da Embaixada de Espanha em Lisboa, com os governos regionais de Aragão, Castela, Estremadura e Madrid e com municípios e universidades espanholas. Pretende-se com esta candidatura preservar e valorizar as potencialidades do Rio Tejo/Río Tajo – que nasce nos Montes Universalis, na Serra de Albarracim, e desagua 1007 quilómetros depois no Oceano Atlântico, junto a Lisboa.

Ao longo do mês em curso, a Associação dos Amigos do Tejo distribuirá uma brochura sobre as características do maior rio da Península Ibérica – em cuja margens, só nos 32 concelhos portugueses, vivem cerca de 3 milhões de pessoas – para que se reconheça a importância do Tagus Universalis como Património da Humanidade.

Nós, aqui no JSA, prometemos acompanhar o desenrolar desta iniciativa.
.................
Ilustração: Fotografia recolhida em toledoaldia.com .

2007-10-03

EcoloInfo - uma Barra de Ferramentas


Como propõem os autores, a Barra de Ferramentas EcoloInfo permite aceder facilmente ás mais diversas páginas com informação sobre Ambiente, Desenvolvimento Sustentado e Ecologia através de um clique.

Apesar de (bastante) condicionada ao espaço francófono, nós, que já a instalámos - o descarregamento (download) é rápido e gratuito -, reconhecemos que é de facto uma excelente ferramenta.

Portugal sem Fumo – Concurso de Fotografia


O Concurso de Fotografia é uma iniciativa do Fórum Portugal sem Fumo e tem como objectivo promover e divulgar medidas antitabágicas. Podem participar os profissionais de saúde em Portugal – com uma fotografia original associada ao tema “Visões para um Portugal sem Fumo”.

O concurso – cujos Regulamento e Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da entidade promotora - teve início em 07/09/15 e as candidaturas podem ser apresentadas até ao final do mês (07/10/31).

……………………….
Ilustração: Fotografia recolhida em http://www.pulmonar.org.br/blog/2007/06/por-um-mundo-livre-do-tabaco-parte-2-a-conta-do-habito-de-fumar/ .

2007-10-02

Uma Enciclopédia para a Ecologia


Ekopedia é uma enciclopédia prática e especializada em técnicas alternativas de vida que funciona como as Wiki, isto é, os artigos são escritos pelos leitores. Embora tenha sido criada no final do ano 2002, só em 2005 adoptou o nome de Ekopedia.org..

Da Ekopedia estão disponíveis as versões em Francês (com mais de 1500 artigos), Inglês e Esperanto e os administradores desafiam os leitores de outros países a criarem uma enciclopédia na sua língua – designadamente em Português.

Talvez um leitor do JSA se atreva…

2007-10-01

A escravatura persiste

Escreve Karina Miotto, uma jovem jornalista que trocou São Paulo pela Amazónia, no seu Eco-Repórter-Eco – um blogue que quase desde o início do JSA mantemos na coluna ao lado no espaço de “Outros sítios, mais saberes…”: - “Alojados em barracos de lonas, os trabalhadores não contam com infra-estrutura para higiene pessoal, nem com alimentação adequada e água potável, mas podem dispor à vontade de boas ameaças físicas e psicológicas. E endividamento, porque se precisarem de medicamentos ou se quiserem comer um pãozinho com feijão e farofa vão ter que comprá-los a preços de união européia na vendinha do patrão.

Falando nisso, o Ministério do Trabalho e Emprego informou, na sexta-feira, que as operações de fiscalização de denúncia de trabalho escravo foram interrompidas por tempo indeterminado.


Aos leitores propomos a leitura do postFalar "500 anos atrás" me parece tão atual!” e sugerimos a expressão de um gesto solidário para quem no “país do biocombustível, do samba e do futebol” se insurge contra a escravidão e luta pela dignidade humana.
.........................