2008-04-09

Clínicas de Estética


Os TSA que exercem a profissão no Serviço de Saúde Pública dos Centros de Saúde têm de (devem) emitir Parecer Sanitário sobre os projectos de arquitectura relativos à construção, adaptação ou instalação de Clínicas ou Salões de Estética. Uma tarefa de rotina que exige a consulta de cerca de uma dezena de diplomas legais – para, no final do processo de licenciamento (da competência das Câmaras Municipais), não participarem na Vistoria. A qual, aliás, em determinadas circunstâncias, também não se realizará - convertendo-se a concessão da Licença (ou da Autorização) de Utilização num acto meramente administrativo.

Neste tempo de muita chuva, a análise e a discussão destas matérias seriam um exercício fastidioso, e, quase de certeza, inconsequente, susceptível até de provocar algum stress profissional. Para (nos) aliviar(mos) (d)esta tensão, sugerimos o visionamento do filme “Caramel”, de Nadine Labaki, ainda nas salas de cinema.

Um filme (cujo título é enganador) que nos alicia para invadirmos, consentidamente, um salão de beleza em Beirute. Um espaço de liberdade onde as mulheres partilham segredos e intimidades. Um espaço de liberdade que contrasta com a asfixia da rua…


..........................

Ilustração: Fotografia recolhida em Moldova.org

Sem comentários: