2009-02-23

… Não vai estar para assinar o Auto.


Na semana passada, precisamente na sexta-feira (09/02/20), pelas 10.30 horas da manhã, em Marinhais, vistoriámos um estabelecimento hoteleiro. Eu, o Carlos Jorge e os outros elementos da Comissão de Vistorias. Já não via o Carlos Jorge há bastante tempo. Da última vez em que nos encontrámos decerto que falámos da minha aposentação porque me questionou com ironia: - “Então, ainda cá anda?”. Depois de percorrermos as instalações, conversámos por breves instantes sobre o que assinalariamos no Auto – que seria redigido mais tarde, porquanto eu teria de participar noutra vistoria, noutro local, com outras entidades – e despedimo-nos com um coloquial “Até logo!”.

Enquanto me deslocava para o outro local, revi o estabelecimento que vistoriáramos e reparei que havia um pormenor que contrariaria o Parecer Sanitário que meses antes eu emitira sobre o Projeto de Arquitetura.

Pelo telefone, expus a minha dúvida e ficou estabelecido que nos encontrariamos na quarta-feira (09/02/25), depois de amanhã (*), para decidirmos e elaborarmos o Auto de Vistoria.

Mas o Carlos Jorge não vai estar para assinar o Auto. Soube há pouco – as más notícias sabem-se depressa – que faleceu. Hoje, vítima de um AVC, Acidente Vascular Cerebral.

Após cerca de 26 anos de trabalho em parceria – ingressou na Câmara Municipal pouco tempo depois de eu começar a trabalhar em Salvaterra de Magos - e depois de dezenas de vistorias efetuadas em conjunto será a primeira vez que faltará.

Eu, nós, os colegas da Comissão notaremos a sua ausência.

…………………………
(*) Terça-feira (09/02/24) é Dia de Carnaval

……………………………..
Ilustração: Fotografia recolhida (por scanner) no semanário “O Mirante” (edição de 09/03/05).

2009-02-22

Uma casa de banho com duas retretes


Parecerá um daqueles episódios carnavalescos que, como se diz popularmente, “ninguém leva a mal”. Parecerá, porque, de facto, foi (e ainda é) um caso que eu entendo como ilustrativo da leviandade – para não usar outra expressão menos benevolente – com que se tomam decisões e se cumprem ordens no “País das Maravilhas” – país que é, desde há algum tempo, nas conversas de rua e até na televisão, apontado como o “país em que vivemos”.

Num dos dias da semana que hoje (09/02/21) se finda, em conjunto com representantes de outras entidades, eu participei numa vistoria a um estabelecimento público cujo funcionamento carece de licenciamento anual. Por razões diversas, a Comissão de Vistorias (que integro desde há mais de duas décadas) tem sido tolerante e permitido que as obras de beneficiação das instalações se prolonguem ao longo dos anos. Desta vez, porém, eu confrontei-me com uma situação nova, surpreendente, e, de modo contido, observei:


- Como nós não estamos a vistoriar uma creche, há aquí qualquer coisa de errado!...

Os outros elementos da comissão aproximaram-se e eu afastei-me da porta para que confirmassem: no mesmo compartimento, identificado como IS para pessoas com deficiência motora, duas retretes, separadas por uma estreita parede…

O representante da entidade proprietária do estabelecimento discordou do meu reparo e quando eu disse que “pelo menos” deveria eliminar uma das retretes ainda intentou contestar-me.

… Em 2009, no “país em que vivemos!”.

………………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em Museo Nacional de Sanidad.

2009-02-18

Dia Mundial da Saúde, 2009: - "Estabelecimentos de Saúde em situações de emergência"


"Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência". Este é o tema escolhido pela OMS, Organização Mundial da Saúde, para o Dia Mundial da Saúde do ano em curso. Uma oportunidade para se salientar “quanto é importante investir em infraestruturas sanitárias capazes de resistir aos perigos e de responder às necessidades imediatas das populações” e, também, para se apelar aos “responsáveis que implementem sistemas que permitam fazer face às situações de emergência no interior dos estabelecimentos, por exemplo aos incêndios, e assegurar a continuidade da prestação dos cuidados de saúde”.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 7 de Abril, data do aniversário da criação da OMS (1948).

…………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em East Carolina University

“La innovación: instrumento para la Sanidad Ambiental“


La innovación: instrumento para la Sanidad Ambiental“, é o título do X Congresso Espanhol e Iberoamericano de Saúde Ambiental que este ano, de 28 a 30 de Outubro, se realizará no Palacio de Exposiciones y Congresos de A Coruña, na Galiza.

O congresso - cujo programa será anunciado brevemente - é organizado pela SESA, Sociedad Española de Sanidad Ambiental, e pela Dirección Xeral de Saúde Pública da Conselleria de Sanidad da Xunta de Galicia.

Uma oportunidade para MSP e TSA (sobretudo os TSA que exercem a profissão nos Serviços de Saúde Pública dos Centros de Saúde) se afastarem da rotina quotidiana e com profisionais de saúde com outra formação partilharem experiências e discutirem soluções para os problemas de saúde ambiental que emergem.

2009-02-17

… Todos ao Choupal!


Em Coimbra, o traçado para o IC2 (Itinerário Complementar) “prevê a construção de um viaduto sobre o Mondego e a Mata do Choupal”, escreve André Jegundo na notícia do Público (edição de 09/02/16). Mas o projecto, aprovado pela Secretaria de Estado do Ambiente, é contestado pela população coimbrã. E não só.

Ontem (09/02/15), mais de mil pessoas formaram um anel em volta do Choupal, classificado como Mata Nacional, para protestarem contra a decisão governamental. Na manifestação, Alda Macedo (deputada na Assembleia da República pelo BE, Bloco de Esquerda), disse que “É o interesse público e a qualidade de vida das cidades que está em causa”.

Eu diria mais: é a memória de uma cidade, de gerações de estudantes, que se perderá. E porque é preciso preservar a memória – sem memória a cidade não existe – expresso o meu apoio ao Movimento Plataforma do Choupal, e, embora com a voz envelhe… enternecida pelos anos boémios, canto e cantarei com o Zeca AfonsoDo Choupal até à Lapa/ Foi Coimbra meus amores”…

………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em Plataforma do Choupal

2009-02-16

O fim da Musak?


No ano passado, em pelo menos dois ou três posts, chamámos a atenção dos leitores do JSA para a música ambiente que acompanha – agride - quem frequenta hipermercados e centros comerciais, cafés e restaurantes, quem usa elevadores, quem telefona…

Hoje (09/02/16), pela Ana Gerschenfeld, jornalista do Público que no suplemento P2 escreve “No Futuro”, soubemos que “A Muzak, a empresa que universalizou a música de elevador, ou musak, fazendo chegar os mais pirosos arranjos musicais aos ouvidos indefesos de milhões de pessoas, declarou-se falida”.

É provável que outra empresa substitua a Muzak. Entretanto, seria saudável que (em Portugal) se legislasse sobre esta matéria para que nos seja devolvido o silêncio a que temos direito.

2009-02-14

Herdade dos Gagos: um cartaz provocatório



Provavelmente já estará alí há bastante tempo. Alí, a cerca de um quilómetro de distância do Centro de Formação Agrícola da Herdade dos Gagos, entre o cemitério de Marianos/Murta e uma pista para a realização de provas de moto-cross. No entanto, só hoje reparámos no cartaz que anuncia o financiamento de 255 416,73 euros para “Beneficiação da área florestal da Herdade dos Gagos”.

Como sabemos que a Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim interveio como agente facilitador para a plantação do Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo naquela propriedade, plantação que (a concretizar-se) obrigará ao abate de milhares de sobreiros, admitamos que o anúncio do cartaz é no mínimo provocatório…

……………………..
Ilustração: Fotografia por Duarte d’Oliveira (09/02/13)

2009-02-13

As cegonhas é que sabem…


Pela segunda ou terceira vez, ao longo dos últimos dois anos, tiraram e destruiram-lhe o ninho. Agora, obedecendo a ordens superiores, alguns operários instalaram no topo do poste um sofisticado conjunto de varas metálicas para a impedirem de construir um novo. Em volta, há outros postes. Mas a cegonha sabe que o sítio do seu ninho é alí, no topo daquele poste. E resiste…

………………………
Ilustração: Fotografia por Duarte d’Oliveira (09/02/13)
..................

2009-02-11

Reforma para os Cuidados de Saúde Primários: ULS ou ACES?


Recentemente (“Público”, edição de 09/02/09, pág. 7), Mário Jorge Neves, Presidente da FNAM, Federação Nacional dos Médicos, questionou Ana Jorge, Ministra da Saúde, sobre a Reforma para os Cuidados de Saúde Primários e (de acordo com a notícia, assinada por Margarida Gomes) acusou o Ministério da Saúde “de, aparentemente, (…) ter deixado cair os ACES (…) optando por instalar a nível do territórioULS, Unidades Locais de Saúde.

Esta questão é pertinente porque pelo Decreto-Lei Nº 183/2008 (*), de 4 de Setembro, foram criadas as ULS do Alto Minho, do Baixo Alentejo e da Guarda, uma decisão política que necessariamente colide com o projecto dos ACES cujo início de funcionamento (anunciado em Outubro, na Assembleia da República, pela Ministra da Saúde) esteve previsto para 09/01/01. Uma “mudança de paradigma na política da Saúde” que o Presidente da FNAM atribui a divergências internas no Ministério da Saúde que define como “uma federação de três gabinetes, o da Ministra e os dos dois secretários de Estado, em que cada um tem uma política para o sector”.

Pela margem destas especulações, Luis Pisco, Coordenador da MCSP, Missão para os Cuidados de Saúde Primários, terá desvalorizado o atraso na criação dos ACES, Agrupamentos de Centros de Saúde, “remetendo a abertura dos 74 agrupamentos para dentro de ‘duas semanas’”.

Porque “duas semanas” passam depressa, resta-nos esperar pela publicação de 74 Portarias no DR, Diário da República. Para confirmarmos a opção política…

…………………..
(*) Alterado pelo Decreto-Lei Nº. 12/2009, de 12 de Janeiro

………………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em Nursing Link

2009-02-05

As Piscinas, o Encontro e os TSA


Nos próximos dias 12 e 13 do mês em curso (Fevereiro), realizar-se-á em Lisboa, no Fórum Lisboa, o 4º Encontro Saúde em Piscinas, organizado pela ARSLVT, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em parceria com a APP, Associação Portuguesa dos Profissionais de Piscinas, Instalações Desportivas e Lazer.

De acordo com o Programa, algumas das comunicações previstas interessarão aos TSA, os profissionais de saúde que no terreno executam os programas de Vigilância Sanitária das piscinas - de lazer, desportivas e para uso terapêutico.

No entanto, os TSA que queiram participar no Encontro - que poderia ser classificado como uma acção formativa, no âmbito da formação em serviço - não estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, no valor de € 50 (agora, de € 60).

Como diz uma amiga minha, enfaticamente redutora, “eu não pago para ver o que faço!”.

2009-02-02

Coimbra é uma lição…


Na coluna ao lado, no espaço “Outros sítios, mais saberes…”, dispomos de um subespaço onde juntamos hiperligações para blogues que nos interessam. Por razões diversas. Um desses blogues é “A Substância da Vida”, de Laurinda Alves, jornalista, e, desde há poucas semanas, candidata ao Parlamento Europeu pelo MEP, Movimento Esperança Portugal.

Nesta fase nova da sua vida, a Laurinda Alves esteve em Coimbra, na Associação Académica de Coimbra. Nesse dia, publicou o “post” “Casas de banho impecavelmente limpas”. Um “post” que transcrevemos:

Habituámo-nos a usar a expressão "branco imaculado" para falar de qualquer coisa extremamente limpa ou pura. Quando falamos de casas de banho e em especial de WCs públicos, gostamos de sentir que há uma higiene mesmo asséptica. Toda esta conversa porquê? Porque hoje fui a uma casa de banho pública imaculadamente preta. Ou seja, um espaço impecavelmente limpo e asseado que se percebe que tem uma estratégia associada. Na Associação Académica de Coimbra alguém pensou tudo ao pormenor e decidiu cobrir as paredes de 'pastilha' negra e arranjar placards para pôr nas paredes e, assim, evitar a sujidade dos eternos graffitis que há sempre nas casas de banho públicas. Achei genial.“

Porque a solução para as IS (Instalações Sanitárias) é no mínimo curiosa, esperamos que os leitores do JSA aprendam com a lição.