2005-03-16

Um portal de SHST


No exercício da actividade profissional, no Serviço de Saúde Pública (SSP) dos Centros de Saúde (CS), os Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) desenvolvem acções que se inserem no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST).

Os TSA não são enciclopédicos. Precisam de informação permanente para concretizar, com êxito, as acções que desenvolvem. Por iniciativa do serviço ou por convocação por outras entidades, públicas e/ou privadas.

A informação que pelo SSP é transmitida aos TSA é escassa, nula ou irrelevante.

Concretamente no domínio da SHST, os TSA não recebem qualquer informação. No entanto, em relação aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, têm de apreciar projectos de construção e de instalação, de participar em vistorias para o eventual licenciamento e de intervir em situações de risco para os trabalhadores.

Não pretendemos substituir-nos aos Centros Regionais de Saúde Pública nem à Direcção-Geral da Saúde. Mas, para que os TSA possam obter informação para se orientarem no desempenho das funções que lhe estão atribuídas, propomo-nos divulgar alguns sites a que poderão aceder. Gratuitamente.

Hoje, recomendamos o site do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo do Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales de Espanha:

Bom trabalho!

Sem comentários: